terça-feira, 20 de julho de 2010

PROJETO VAGA-LUME



 
Quem de vocês já teve a oportunidade de ver este pequenino inseto voando e brilhando por aí em noites escura.
È algo simples, curioso e encantador. Imagine então o que seria deles se não pudessem voar, piscar e encantar, que triste seria. Uma grande quantidade deles, num pisca-pisca frenético prendem nossa atenção. Pois bem, o “projeto vaga-lume” tem a finalidade de fazer com que uma pequena luz vinda de um livro, possa brilhar de tal forma, que as pequeninas mentes possam resplandecer. Como?
Através do livro infantil, poderemos aguçar o desejo de uma criança em obter conhecimento, abrir-lhe a mente para o mundo, dar asas a sua imaginação e como tudo que é bom deve ser compartilhado, muitos livros virão e mais amigos também, aumentando a chance de adquirirem mais conhecimento, conhecerem lugares e pessoas, se divertindo sempre.
Tal qual o vaga-lume nos encanta em noites escuras com sua pequena luz, este projeto visa fazer com que crianças se encantem com as belas estórias que conhecerão a partir destes livros, viajando por lugares nunca pensados, sendo felizes e sem saírem do lugar. Profª.Silvania A. Procópio Martins






Nome do Projeto: VAGA-LUME


Tema: Incentivando a leitura


Publico Alvo: Educação Infantil


Área do conhecimento: Alfabetização/leitura de livros


Professora responsável: Silvania Aparecida Procópio Martins


Justificativa


Para se formar bons leitores, é necessário fazer com que os alunos tenham um contato íntimo com a literatura infantil. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que esse material seja apresentado aos alunos de forma interessante e desperte o desejo e a curiosidade para a leitura.


Objetivos


Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.


Tornar a leitura um ato prazeroso.


Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.


Estimular os alunos a participar ativamente do projeto.
Estrutura Programática


Conteúdos: Na primeira etapa, será trabalhada uma estória onde um dos personagens será representado através de um objeto que o aluno levará para casa juntamente com um caderno de registro, que deverá ser feito com ajuda de familiares.


Na segunda etapa haverá troca de livros entre os alunos.


Desenvolvimento: promover uma ciranda de livros na sala. Será montado o cantinho da leitura, uma espécie de biblioteca. Haverá troca de livros semanalmente. Os mesmos serão levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.


Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, discutindo-os com os filhos.


Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.


Procedimentos metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros serão colocados em saquinhos, que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura. Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, fará um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura.


Recursos: Livros de interesse para as crianças. Sacos plásticos


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.


Culminância: Apresentação do livro de registro para os outros alunos do colégio, dramatização de uma ou mais estórias pelos alunos envolvidos no projeto, feira do livro no colégio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário