quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PORTFÓLIO - 80 ATIVIDADES COM NOMES

(Bingo dos nomes)

O trabalho com nome proporciona aos alunos:


·         Diferenciar letras e desenhos.
·         Diferenciar letras e números.
·         Diferenciar letras, umas das outras.
·         Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever  cada nome.
·         Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula ( função de memória da escrita), etc.;
·         Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita.
·         Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos.
·         Conhecer o nome das letras.
·         Ter contato com amplo repertório de letras ( a diversidade  e a quantidade de nomes numa mesma sala)..
·         Desenvolver as habilidades grafo-motoras.
·         Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado  da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
ATIVIDADES COM O NOME
1.       Achar o seu crachá que estará embaralhado  no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
2.      Batata-Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer; o parar a música, quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial.
3.      Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir à busca de quem está com o seu crachá; ao encontrar, troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
4.      Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
5.       Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever o seu nome na lousa e guardar o crachá  no quadro de pregas; contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram;
6.      Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que têm a mesma quantidade de letras. Os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior.
7.       Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e anda aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial; falar onde mais usamos esta ordem ( agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.);
8.      Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colocará o seu nome;
9.      Bingo- utilizar o crachá para brincar de bingo, de modo que cada aluno receba uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
10.   Bingo com cartelas contendo mais de um nome;
11.    Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
12.   Brincar de amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha e sorteia um crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
13.   Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: “Te dou um C, te dou do um A,  te dou um I, te dou um O, o que formou?” a turma deverá responder: CAIO. E este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próprio nome;
14.   Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes, etc.
15.    As crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-lo como um quebra-cabeça, montando assim os seus nomes;
16.   Adivinhe o seu nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor  pronuncia os nomes das crianças as com sílabas ou letras trocadas  e o grupo deverá descobrir de quem é o nome. Ex: LARCOS= CARLOS;
17.    Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá na lousa; ao descobrirem, ao dono do nome identifica e guarda o seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás;
18.   Com a música: A Canoa virou… em uma roda ao falarem o nome da criança, esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de letras.
19.   Todos os dias ao fazer a data e a rotina do dia, a professora escreve “bom dia” para uma criança e todos poderão abraça; esta escolha pode ser por ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes, etc.;
20.  Chamada na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento;
21.   Agarre o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares; A professora estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também. Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente;
22.  Ao chegar, cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo; os que sobrarem serão os ausente;
23.  Arremessando a bola para o alto no meio da roda, uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas; este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir, a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
24.  Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas. Montar uma poesia com as rima encontradas, digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lido no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;
25.   Descobrir juntos todas as versões da música ” A barata diz que tem…”, então reescrevê-la com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seu nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus autógrafos;
26.  Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-la na roda. Digitar essas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem;
27.   Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho;
28.  Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes;
29.  Montar um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e pessoais, fotos próprias e de familiares; este poderá ser um produto final de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade;
30.  Ditado: entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos, é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e afinal, por exemplo;
31.   Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa;
32.  Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética;
33.  Pesquisa sobre a origem do nome ( pesquisa com os familiares);
34.  Análise da Certidão de Nascimento da criança ( trabalho com documento);
35.   Montagem de uma árvore genealógica da família;
36.  Análise de fotos antigas e atuais da criança;
37.   Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas;
38.  Letras do alfabeto letras do alfabeto pintado e recortado em cartolina, isopor, EVA ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem do  vocabulário ativo da classe;
39.  Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar à disposição dos alunos durante o ano;
40.  Pedir para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a letra inicial. É feito uma lista com as palavras. Algumas palavras poderão ser copiadas no caderno;
41.   Listagem: elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc. Reconstruir na lousa algumas palavras perguntando aos alunos quais letras devem ser usadas.  As listas ficam à disposição dos alunos para futuras consultas;
42.  O professor faz um quadriculado numa cartolina ou sulfite, escrevendo uma letra em cada quadrado. O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome ( destacando-a na palavra);
43.  Quebra-Cabeça – o professor faz um quebra-cabeça com as letras do nome do aluno. Mais tarde, poderá fazer com outras palavras;
44.  Caixa-surpresa – o professor, ao final da aula, entrega uma caixa a um aluno pedindo  a ele que traga um objeto qualquer de sua casa para a aula do dia seguinte. Na próxima aula, ele dará dicas aos colegas que tentarão adivinhar qual o objeto que está na caixa;
45.   Chamar o aluno entregando seu cartão;
46.  Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
47.   Mostrar o cartão  sem falar o nome, esperando que o dono ou colega o reconheça;
48.  Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem adivinhar quem é;
49.  Embaralhar os cartões, entregar  um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
50.  Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno, que  deverá entregar ao dono;
51.    Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
52.   Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
53.   Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue  um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
54.   Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
55.   Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com suas letras móveis;
56.   Passar o dedo sobre as letras;
57.   Contar as letras do nome;
58.   O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seus cartões, deverão descobrir onde estão escritos os seus nomes;
59.   Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou ( letra inicial, letra final, etc.);
60.  Separar 3 cartões, mostrar, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
61.   Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia;
62.  Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
63.  Numa folha impressa,  quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de azul o nome da professora;
64.  Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número  X de letras…
65.   Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
66.  Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular a 1ª letra de seu nome ou a última, ou outra que a professora pedir;
67.   Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular as letras iniciais de cada nome;
68.  Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de laranja o nome do aluno que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita ( à frente atrás);
69.  Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o número de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira, anotando o numeral;
70.  Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora;
·         Nomes com 5 letras
·         Nomes dos alunos de uma determinada fileira
·         Nome dos meninos
·         Nome das meninas
·         Nomes com mais de 6 letras
·         Nomes com menos de 5 letras
·         Nomes iguais
·         Nomes com 6 letras, que comecem com a letra R, etc.;
71.O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes( função social da escrita);
72.Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes);
73.Lista da chamada da classe;
74.Ler os cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber quem são os ajudantes do dia etc.;
75.Escrever bilhetinhos assinando-os;
76.Escrever  cartas assinando-as e escrevendo o nome do destinatário e remetente no envelope;
77.Brincar de “banco”, assinando cheques e documentos.
78.Elaborar uma carteira de identidade;
79.Pedir xerox da certidão de nascimento, reproduzindo-a;
80.Montar acrósticos;
·         A estas sugestões, muitas outras da sua prática, poderão ser acrescidas. Lembrando: trabalhar nomes representa  importante elemento facilitador no processo de alfabetização ( Observação da C.P.)
·         (Fornecido na Formação do PROFA/2008 – contribuição: Prof.ª Andréa Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário