(Bingo dos nomes)
O trabalho com nome proporciona aos alunos:
· Diferenciar letras e desenhos.
· Diferenciar letras e números.
· Diferenciar letras, umas das outras.
· Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome.
· Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula ( função de memória da escrita), etc.;
· Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita.
· Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos.
· Conhecer o nome das letras.
· Ter contato com amplo repertório de letras ( a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala)..
· Desenvolver as habilidades grafo-motoras.
· Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
ATIVIDADES COM O NOME
1. Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
2. Batata-Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer; o parar a música, quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial.
3. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir à busca de quem está com o seu crachá; ao encontrar, troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
4. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
5. Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever o seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas; contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram;
6. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que têm a mesma quantidade de letras. Os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior.
7. Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e anda aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial; falar onde mais usamos esta ordem ( agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.);
8. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colocará o seu nome;
9. Bingo- utilizar o crachá para brincar de bingo, de modo que cada aluno receba uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
10. Bingo com cartelas contendo mais de um nome;
11. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
12. Brincar de amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha e sorteia um crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
13. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: “Te dou um C, te dou do um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?” a turma deverá responder: CAIO. E este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próprio nome;
14. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes, etc.
15. As crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-lo como um quebra-cabeça, montando assim os seus nomes;
16. Adivinhe o seu nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianças as com sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir de quem é o nome. Ex: LARCOS= CARLOS;
17. Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá na lousa; ao descobrirem, ao dono do nome identifica e guarda o seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás;
18. Com a música: A Canoa virou… em uma roda ao falarem o nome da criança, esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de letras.
19. Todos os dias ao fazer a data e a rotina do dia, a professora escreve “bom dia” para uma criança e todos poderão abraça; esta escolha pode ser por ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes, etc.;
20. Chamada na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento;
21. Agarre o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares; A professora estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também. Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente;
22. Ao chegar, cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo; os que sobrarem serão os ausente;
23. Arremessando a bola para o alto no meio da roda, uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas; este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir, a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
24. Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas. Montar uma poesia com as rima encontradas, digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lido no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;
25. Descobrir juntos todas as versões da música ” A barata diz que tem…”, então reescrevê-la com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seu nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus autógrafos;
26. Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-la na roda. Digitar essas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem;
27. Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho;
28. Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes;
29. Montar um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e pessoais, fotos próprias e de familiares; este poderá ser um produto final de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade;
30. Ditado: entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos, é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e afinal, por exemplo;
31. Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa;
32. Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética;
33. Pesquisa sobre a origem do nome ( pesquisa com os familiares);
34. Análise da Certidão de Nascimento da criança ( trabalho com documento);
35. Montagem de uma árvore genealógica da família;
36. Análise de fotos antigas e atuais da criança;
37. Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas;
38. Letras do alfabeto letras do alfabeto pintado e recortado em cartolina, isopor, EVA ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem do vocabulário ativo da classe;
39. Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar à disposição dos alunos durante o ano;
40. Pedir para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a letra inicial. É feito uma lista com as palavras. Algumas palavras poderão ser copiadas no caderno;
41. Listagem: elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc. Reconstruir na lousa algumas palavras perguntando aos alunos quais letras devem ser usadas. As listas ficam à disposição dos alunos para futuras consultas;
42. O professor faz um quadriculado numa cartolina ou sulfite, escrevendo uma letra em cada quadrado. O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome ( destacando-a na palavra);
43. Quebra-Cabeça – o professor faz um quebra-cabeça com as letras do nome do aluno. Mais tarde, poderá fazer com outras palavras;
44. Caixa-surpresa – o professor, ao final da aula, entrega uma caixa a um aluno pedindo a ele que traga um objeto qualquer de sua casa para a aula do dia seguinte. Na próxima aula, ele dará dicas aos colegas que tentarão adivinhar qual o objeto que está na caixa;
45. Chamar o aluno entregando seu cartão;
46. Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
47. Mostrar o cartão sem falar o nome, esperando que o dono ou colega o reconheça;
48. Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem adivinhar quem é;
49. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
50. Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno, que deverá entregar ao dono;
51. Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
52. Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
53. Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
54. Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
55. Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com suas letras móveis;
56. Passar o dedo sobre as letras;
57. Contar as letras do nome;
58. O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seus cartões, deverão descobrir onde estão escritos os seus nomes;
59. Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou ( letra inicial, letra final, etc.);
60. Separar 3 cartões, mostrar, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
61. Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia;
62. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
63. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de azul o nome da professora;
64. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras…
65. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
66. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular a 1ª letra de seu nome ou a última, ou outra que a professora pedir;
67. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular as letras iniciais de cada nome;
68. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de laranja o nome do aluno que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita ( à frente atrás);
69. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o número de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira, anotando o numeral;
70. Numa folha impressa, quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora;
· Nomes com 5 letras
· Nomes dos alunos de uma determinada fileira
· Nome dos meninos
· Nome das meninas
· Nomes com mais de 6 letras
· Nomes com menos de 5 letras
· Nomes iguais
· Nomes com 6 letras, que comecem com a letra R, etc.;
71.O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes( função social da escrita);
72.Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes);
73.Lista da chamada da classe;
74.Ler os cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber quem são os ajudantes do dia etc.;
75.Escrever bilhetinhos assinando-os;
76.Escrever cartas assinando-as e escrevendo o nome do destinatário e remetente no envelope;
77.Brincar de “banco”, assinando cheques e documentos.
78.Elaborar uma carteira de identidade;
79.Pedir xerox da certidão de nascimento, reproduzindo-a;
80.Montar acrósticos;
· A estas sugestões, muitas outras da sua prática, poderão ser acrescidas. Lembrando: trabalhar nomes representa importante elemento facilitador no processo de alfabetização ( Observação da C.P.)
· (Fornecido na Formação do PROFA/2008 – contribuição: Prof.ª Andréa Melo)
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