segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PROJETO SEMANA LITERÁRIA

        “O que lembro, tenho.”

               João Guimarães Ros
(Profª Sil) 

Ler...
Ler é o melhor remédio
Leia Jornal
Leia outdoor
Leia letreiros da estação de trem
Leia os preços do supermercado
Leia alguém

Ler é a melhor comédia
Leia etiqueta jeans
Leia histórias em quadrinhos
Leia a continha do bar
Leia a bula de remédio
Leia a página do ano passado perdida no canto da pia enrolando chuchus(...)

Leia a vida...
Leia os olhos, leia as mãos, os lábios e os desejos das pessoas
Leia a interação que ocorre ou não entre física, geografia, informática, trabalho, miséria e chateação
Leia as impossibilidades
Leia ainda mais as esperanças
Leia o que lhe der na telha, mas leia e as ideias virão.


PROGRAMAÇÃO
Semana Literária é tempo de ler, de sonhar, de imaginar. É tempo de se surpreender, se emocionar, criar, brincar com as palavras... E nada melhor que fazê-la de uma forma onde os alunos interajam  e  descubram o prazer de ler.
Os alunos vão embarcar no mundo dos livros, das palavras, dos versos, dos sonhos.

                             
Abertura da Semana Literária
Todas as turmas
ESPAÇO LITERÁRIO”
-        ENFEITANDO A ESCOLA” - as turmas produzirão cartazes com dizeres e desenhos, enfocando o tema da literatura. Tais produções ficarão expostas no espaço da Escola ao longo de toda a Semana Literária.
-        Livro Coletivo – Durante a semana cada turma irá confeccionar a página de um livro coletivo. As turmas deverão dar continuidade a história, criando personagens e situações. Ao final da semana, iremos ler o livro para todos os alunos.
-        Leitura do livro virtual: “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”
      Projeto

 Livro: Guilherme Augusto Araújo Fernandes
 Autor: Mem Fox
Gênero textual: Narrativa
 Apresentação: Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos,onde todos eram seus amigos. Mas era de Antônia que ele mais gostava. Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente.
Então monta uma caixa e vai levá-la a Antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.
-       Para aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento
- A partir da leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, os alunos  vivenciarão uma das experiências que o universo da literatura propicia – o contato com o outro.
O enredo proposto no livro encaminha o leitor para a relação entre palavra, inserção e memória. A identificação com a história de vida da personagem, Sra. Antônia, sensibiliza as crianças para os laços afetivos que as cercam e para a importância de pertencer a um grupo social desde o nascimento.
Nessa reflexão que o texto literário possibilitará que se estabeleça o gancho para a confecção com as famílias de uma Caixa de Memórias. Recuperar fotos, desenhos, roupas, brinquedos, livros, músicas, palavras e tantas outras lembranças são uma forma de reconstrução do inventário afetivo, que dera oportunidade às crianças de relerem a própria história de vida. São miudezas que revelam grandezas!
Essas miudezas tão valiosas serão compartilhadas com todos por meio de uma exposição das caixas. Esse trabalho será encantador, e permitirá que esses momentos fiquem guardados em nossas memórias para que no futuro  nos remeta às nossas próprias lembranças.
Afinal...                                                                        

          “O que lembro, tenho.”

               João Guimarães Rosa
                                                                                                 
-        O poeta é você – Os alunos interessados irão receber uma folha padronizada, para que eles possam escrever uma poesia de sua própria autoria.
-        Cantos de Histórias - diversos espaços com livros da biblioteca para a leitura livre.
-         Espaço de Autores – Cada turma irá confeccionar e apresentar um mural sobre um autor.

-        Musicalização “Apresentação de histórias cantadas
“Apresentação das disciplinas de Inglês e Espanhol”


-        Teatro de sombras
-        Parlendas- 

-        Mural dos Pais - espaço onde os pais poderão deixar depoimentos sobre a atividade compartilhada coma seu(a) filho(a).
Encerramento da Semana Literária
-         Reconto 
-        Leitura do livro coletivo
-        Caixa de lembranças- Socializar as lembranças trazidas dentro da caixa do projeto.

 Caríssimo Professor,
Contar histórias é saber criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, onde enredo e personagens ganham vida, transformando tanto narrador como ouvinte. Deve impregnar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura do mundo na trajetória de cada um fazer da literatura um canal para a ampliação do repertório linguístico e para a capacidade de leitura do mundo são alguns dos objetivos da disciplina da Língua Portuguesa.


  “DAS UTOPIAS”
(Mario Quintana)
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas
(Parte retirado de outros Blogs, parte sugerido por mim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário