O que é?
É um material didático que permite ao aluno uma visualização direta da grafia da palavra inteira associada com a leitura lenta ao mesmo tempo.
Para que serve?
O aluno descobre o valor sonoro de cada letra ou grupo de letras, seja ela consoante ou vogal, dentro da própria palavra.
Os sinais gráficos são associados a cada som sem destruir o significado total das palavras.
Evita que se trabalhe o som isoladamente ou que um som se destaque do outro evitando que muitas vezes os alunos ao fazer uma reescrita faça somente as vogais ou somente as consoantes para cada sílaba da palavra, como ocorre no período sílabico.
Da mesma forma o professor poderá destacar o som de uma palavra apresentada em outras palavras, permitindo que o aluno faça uma análise das diferenças e semelhanças na grafia ou no som.
AO TERMINAR A LEITURA DA PREGUICINHA FAZER UMA REELEITURA NORMAL!
Como pode ser a Preguicinha?
O professor pode escrever no quadro conforme for emitindo o som;
Tampar com uma folha a palavra escrita e conforme for falando mostrar as letras gradativamente;
Usando cartões que podem ser ilustrados pelos próprios alunos e com um envelope, diferente da cor do cartão para contrastar, onde será posto este cartão.
Passo a passo
Bom Trabalho
Crédito a Pensando em Alfabetização
É um material didático que permite ao aluno uma visualização direta da grafia da palavra inteira associada com a leitura lenta ao mesmo tempo.
Para que serve?
O aluno descobre o valor sonoro de cada letra ou grupo de letras, seja ela consoante ou vogal, dentro da própria palavra.
Os sinais gráficos são associados a cada som sem destruir o significado total das palavras.
Evita que se trabalhe o som isoladamente ou que um som se destaque do outro evitando que muitas vezes os alunos ao fazer uma reescrita faça somente as vogais ou somente as consoantes para cada sílaba da palavra, como ocorre no período sílabico.
Da mesma forma o professor poderá destacar o som de uma palavra apresentada em outras palavras, permitindo que o aluno faça uma análise das diferenças e semelhanças na grafia ou no som.
AO TERMINAR A LEITURA DA PREGUICINHA FAZER UMA REELEITURA NORMAL!
Como pode ser a Preguicinha?
O professor pode escrever no quadro conforme for emitindo o som;
Tampar com uma folha a palavra escrita e conforme for falando mostrar as letras gradativamente;
Usando cartões que podem ser ilustrados pelos próprios alunos e com um envelope, diferente da cor do cartão para contrastar, onde será posto este cartão.
Passo a passo
Bom Trabalho
Crédito a Pensando em Alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário