domingo, 10 de outubro de 2010

Para você...Criança

Projeto Semana da Pátria- Setembro/2010


Pátria solidaria.



Como trabalhar cidadania e não falarmos em eleições? Principalmente quando estamos em um ano eleitoral. Aproveitando o ensejo fazer uma Carta Coletiva e enviar aos próximos candidatos. Para seleção faremos uma pesquisa destes candidatos e uma votação simbólica, será eleito um por turma e essa fica rá responsável para redigir a carta. Como tema sugerir O que deseja fazer, para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Essa ação será algo importante para nossas vidas. E o melhor de tudo, eles estarão aprendendo na PRÁTICA!

*Caso venha resposta expor para que todos possam ter acesso à mesma.



1º Dia

PARA OS PEQUENINOS... Cidadãos!

História da Independência do Brasil ( Fantoches)

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.

O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma abaixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:

-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!

O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:

- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.

Os brasileiros ficaram muito contentes e comemoram sua primeira vitória:

- Viva! Viva! Viva! Viva!

O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.

Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma ideia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente. A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.

-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.

O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.

-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.

Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.

-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!

Todos os soldados gritaram em um só coro:

-Independência! Independência! Independência

A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana

Apresentação e exposição dos trabalhos:

* Músicas

* coro falado

* dramatização com fantoches

* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes

* Poesias



JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!



BRASIL SOMOS NÓS



TODOS:

Deus fez este mundo todo

Tão grande tão lindo

Cheio de florestas verdes

Coberto com um céu de anil

E neste mundo,

Um pedacinho muito especial

Chamado BRASIL.

(Mostrar as letras escritas em papel laminado)



CANTO:

Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!

Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!

Ninguém segura a juventude do Brasil.



VOZ 1:

E acham vocês, meninos,

Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,

Neste mundo todo?



VOZ 2:

Não! O Brasil é muito mais!



TODOS:

São montanhas e serras

Cheias de riquezas sem fim

São rios, lagos, mares, florestas,

Flores, bichos, pássaros e festas, enfim.



CORO FALADO

CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:



* Terras por descobrir.

* Portugal e Espanha na conquista dos mares.

* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.

* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chama Pascoal.

* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.

* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.

* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.

* Houve então, a 2ª missa.

* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.

TODOS:

* Estava descoberto o BRASIL!

* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.

* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:

* “... da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:



• Mas não era ilha a terra descoberta!

• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.

• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...

• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... Até o ouro apareceu!

• E tudo ficou nas mãos de Portugal

TODOS:

• BRASIL COLÔNIA!

• Capitanias Hereditárias!

• Governo Geral!

• Obra da Catequese!



UMA VOZ

• Anchieta e Nóbrega!

• Invasões francesas!

• Invasões holandesas!

• Conjuração Mineira!



TODOS:



• Morte de Tiradentes

UMA VOZ:



• D. João VI no Brasil!

• Abertura dos portos

• Elevação do Brasil a reino

• Brasil deixou de ser uma simples colônia

• (fundo musical-Hino da Independência)



OUTRA VOZ:



• Brasil do sentimento nacionalista

• Revolução Pernambucana de 1817

• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.

• José Bonifácio!

• D.Pedro I!

• O Grito de Ipiranga:



TODOS:



INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)



2º Dia

Sugestões de atividades

Mural: "Vultos da História do Brasil" (Será solicitado antecipadamente)

♣Dividir as salas em cinco grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".

♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc. Que também farão parte deste mural.

-Confeccionar brinquedos com as cores nacionais,

Fazer um trabalho Coletivo maravilhoso com as estrofes do Hino Nacional.

[De Ouviram do Ipiranga as margens plácidas até Brilhou no céu da Pátria nesse instante] IDÉIA - Confeccionem em papel Kraft (pardo) o desenho de um riacho, árvores, enfim tudo que lembre a margem de um rio. Pintem em conjunto com tinta guache. Represente também a figura do príncipe e faça a comparação da atividade com a estrofe.

.

[De O penhor dessa igualdade até Desafia o nosso peito a própria morte] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças. Providencie várias revistas e peça que recortem figuras de adultos e crianças caminhando e cole-as no mapa do Brasil em tamanho grande.

.

[De Brasil, de um sonho intenso até a imagem do cruzeiro resplandece] IDÉIA - Leia a estrofe e faça um painel do céu a noite, pintado com tinta guache pelas crianças, destacando o cruzeiro do Sul. Solicite que as crianças peçam ajuda aos pais para observar o céu à noite, para encontrar a constelação do Cruzeiro do Sul.

.

[De Gigante pela própria natureza até dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil] IDÉIA - Peça as crianças para levarem para a sala de aula fotografias. Faça o mapa do Brasil em tamanho grande, recorte com os alunos pedacinhos de papel laminado dourado e façam um mosaico deixando espaço para colarem as fotografias, ressaltando que eles são o futuro e a riqueza do país.

.

[De Deitado eternamente em berço até iluminando o sol do novo mundo] IDÉIA - Faça com as crianças flores coloridas e solicite que as colem no mapa do Brasil em tamanho grande. Faça a comparação da atividade desenvolvida e explique que elas representam a expressão "Florão da América"!

.

[De Do que a Terra mais garrida até Nossa vida no teu seio mais amores] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e confeccione um painel com cenário de floresta ou bosque e cole dobraduras de animais da nossa fauna. Faça a comparação do trabalho realizado e os versos da estrofe.

.

[Em Ó Pátria amada idolatrada, Salve, salve] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e faça a bandeira do Brasil em tamanho grande e solicite às crianças que picotem papel laminado nas cores verde, amarelo, azul e branca e colem os pedacinhos nos locais correspondentes...

Ao final das atividades, fazer a exposição dos trabalhos, destacando cada estrofe trabalhada.

- Fazer a leitura das imagens ao som do Hino Nacional.

3° Dia

As musicas, Pindorama e Pindorama do Brasil poderão ser apresentadas para as turmas separadamente.

Pindorama do Brasil



No início era Pindorama

Craô, Mauê, Carajá.

Lisboa, Porto e Alfama

Chegaram então de Além-mar.



Primeiro foi luta armada,

Soldado e índio em coluna:

Facão, fuzil e espingarda.

Contra arco, flechas e borduna.



Depois foi ouro trocado

Por pente, lâmina e espelho,

E a aguardente foi dada

Por pau de tinta vermelho.

Depois foi tudo uma festa,

Com as cunhantãs, curuminhas

Deitando pela floresta

Com Pedros, Diogos, Caminhas.



Numa argamata no brejo,

Bambus, maracas, sanfonas.

E a boca do rio Tejo

Beijou o rio Amazonas.



Caraíba fez fama

Dizendo que descobriu

A terra de Pindorama

Que agora se chama Brasil.

(Toquinho )–

Para os menores: Letras Palavra Cantada

(Terra à vista!).

Pindorama, Pindorama

É o Brasil antes de Cabral

Pindorama, Pindorama

É tão longe de Portugal

Fica além, muito além.

Do encontro do mar com o céu

Fica além, muito além.

Dos domínios de Dom Manuel



Vera Cruz, Vera Cruz.

Quem achou foi Portugal

Vera Cruz, Vera Cruz.

Atrás do Monte Pascoal

Bem ali Cabral viu

Dia 22 de abril

Não só viu, descobriu.

Toda a terra do Brasil



Pindorama, Pindorama

Mas os índios já estavam aqui

Pindorama, Pindorama

Já falavam tupi-tupi

Só depois, vêm vocês.

Que falavam tupi-português

Só depois com vocês

Nossa vida mudou de uma vez



Pero Vaz, Pero Vaz.

Disse em uma carta ao rei

Que num altar, sob a cruz.

Rezou missa o nosso frei

Mas depois seu Cabral

Foi saindo devagar

Do país tropical

Para as Índias encontrar



Para as índias, para as índias.

Mas as índias já estavam aqui

Avisamos: "olha as índias!”.

Mas Cabral não entende tupi

Mudou-se para o mar

Ver as índias em outro lugar

Deu chabu, deu azar.

Muitas naus não puderam voltar

Mas, enfim, desconfio.

Não foi nada ocasional

Que Cabral, num desvio.

Viu a terra e disse: "Uau!”.

Não foi nau, foi navio.

Foi um plano imperial

Pra aportar seu navio

Num país monumental



Ao Álvares Cabral

Ao El Rei Dom Manuel

Ao índio do Brasil

E ainda quem me ouviu

Vou dizer, descobri.

O Brasil tá inteirinho na voz

Quem quiser vai ouvir

Pindorama tá dentro de nós



Ao Álvares Cabral

Ao El Rei Dom Manuel

Ao índio do Brasil

E ainda quem me ouviu

Vou dizer, vem ouvir.

É um país muito sutil

Quem quiser descobrir

Só depois do ano 2000

*Poderão ser passados vídeos pertinentes ao tema.







Gincana Solidaria Para a Semana da Pátria





1. Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.



2. Cooperação: ter clareza de que as ideias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.



3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento dos alunos para auxiliar a comunidade todos em torno de uma busca comum: Crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.



4. Ação: Fazer uma pequena Campanha de arrecadação de alimentos ou brinquedos para ser entregue em alguma ONG, Igreja ou instituição dentro ou fora da comunidade. Esta campanha poderá continuar durante um período estipulado pela direção ou somente na semana da Pátria.



























Semana da Pátria

Pátria Solidaria!

2010



Prof.ª Silvania








Projeto Semana da Pátria- Setembro/2010


Pátria solidaria.



Como trabalhar cidadania e não falarmos em eleições? Principalmente quando estamos em um ano eleitoral. Aproveitando o ensejo fazer uma Carta Coletiva e enviar aos próximos candidatos. Para seleção faremos uma pesquisa destes candidatos e uma votação simbólica, será eleito um por turma e essa fica rá responsável para redigir a carta. Como tema sugerir O que deseja fazer, para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Essa ação será algo importante para nossas vidas. E o melhor de tudo, eles estarão aprendendo na PRÁTICA!

*Caso venha resposta expor para que todos possam ter acesso à mesma.



1º Dia

PARA OS PEQUENINOS... Cidadãos!

História da Independência do Brasil ( Fantoches)

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.

O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma abaixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:

-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!

O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:

- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.

Os brasileiros ficaram muito contentes e comemoram sua primeira vitória:

- Viva! Viva! Viva! Viva!

O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.

Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma ideia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente. A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.

-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.

O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.

-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.

Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.

-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!

Todos os soldados gritaram em um só coro:

-Independência! Independência! Independência

A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana

Apresentação e exposição dos trabalhos:

* Músicas

* coro falado

* dramatização com fantoches

* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes

* Poesias



JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!



BRASIL SOMOS NÓS



TODOS:

Deus fez este mundo todo

Tão grande tão lindo

Cheio de florestas verdes

Coberto com um céu de anil

E neste mundo,

Um pedacinho muito especial

Chamado BRASIL.

(Mostrar as letras escritas em papel laminado)



CANTO:

Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!

Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!

Ninguém segura a juventude do Brasil.



VOZ 1:

E acham vocês, meninos,

Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,

Neste mundo todo?



VOZ 2:

Não! O Brasil é muito mais!



TODOS:

São montanhas e serras

Cheias de riquezas sem fim

São rios, lagos, mares, florestas,

Flores, bichos, pássaros e festas, enfim.



CORO FALADO

CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:



* Terras por descobrir.

* Portugal e Espanha na conquista dos mares.

* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.

* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chama Pascoal.

* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.

* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.

* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.

* Houve então, a 2ª missa.

* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.

TODOS:

* Estava descoberto o BRASIL!

* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.

* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:

* “... da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:



• Mas não era ilha a terra descoberta!

• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.

• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...

• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... Até o ouro apareceu!

• E tudo ficou nas mãos de Portugal

TODOS:

• BRASIL COLÔNIA!

• Capitanias Hereditárias!

• Governo Geral!

• Obra da Catequese!



UMA VOZ

• Anchieta e Nóbrega!

• Invasões francesas!

• Invasões holandesas!

• Conjuração Mineira!



TODOS:



• Morte de Tiradentes

UMA VOZ:



• D. João VI no Brasil!

• Abertura dos portos

• Elevação do Brasil a reino

• Brasil deixou de ser uma simples colônia

• (fundo musical-Hino da Independência)



OUTRA VOZ:



• Brasil do sentimento nacionalista

• Revolução Pernambucana de 1817

• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.

• José Bonifácio!

• D.Pedro I!

• O Grito de Ipiranga:



TODOS:



INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)



2º Dia

Sugestões de atividades

Mural: "Vultos da História do Brasil" (Será solicitado antecipadamente)

♣Dividir as salas em cinco grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".

♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc. Que também farão parte deste mural.

-Confeccionar brinquedos com as cores nacionais,

Fazer um trabalho Coletivo maravilhoso com as estrofes do Hino Nacional.

[De Ouviram do Ipiranga as margens plácidas até Brilhou no céu da Pátria nesse instante] IDÉIA - Confeccionem em papel Kraft (pardo) o desenho de um riacho, árvores, enfim tudo que lembre a margem de um rio. Pintem em conjunto com tinta guache. Represente também a figura do príncipe e faça a comparação da atividade com a estrofe.

.

[De O penhor dessa igualdade até Desafia o nosso peito a própria morte] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças. Providencie várias revistas e peça que recortem figuras de adultos e crianças caminhando e cole-as no mapa do Brasil em tamanho grande.

.

[De Brasil, de um sonho intenso até a imagem do cruzeiro resplandece] IDÉIA - Leia a estrofe e faça um painel do céu a noite, pintado com tinta guache pelas crianças, destacando o cruzeiro do Sul. Solicite que as crianças peçam ajuda aos pais para observar o céu à noite, para encontrar a constelação do Cruzeiro do Sul.

.

[De Gigante pela própria natureza até dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil] IDÉIA - Peça as crianças para levarem para a sala de aula fotografias. Faça o mapa do Brasil em tamanho grande, recorte com os alunos pedacinhos de papel laminado dourado e façam um mosaico deixando espaço para colarem as fotografias, ressaltando que eles são o futuro e a riqueza do país.

.

[De Deitado eternamente em berço até iluminando o sol do novo mundo] IDÉIA - Faça com as crianças flores coloridas e solicite que as colem no mapa do Brasil em tamanho grande. Faça a comparação da atividade desenvolvida e explique que elas representam a expressão "Florão da América"!

.

[De Do que a Terra mais garrida até Nossa vida no teu seio mais amores] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e confeccione um painel com cenário de floresta ou bosque e cole dobraduras de animais da nossa fauna. Faça a comparação do trabalho realizado e os versos da estrofe.

.

[Em Ó Pátria amada idolatrada, Salve, salve] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e faça a bandeira do Brasil em tamanho grande e solicite às crianças que picotem papel laminado nas cores verde, amarelo, azul e branca e colem os pedacinhos nos locais correspondentes...

Ao final das atividades, fazer a exposição dos trabalhos, destacando cada estrofe trabalhada.

- Fazer a leitura das imagens ao som do Hino Nacional.

3° Dia

As musicas, Pindorama e Pindorama do Brasil poderão ser apresentadas para as turmas separadamente.

Pindorama do Brasil



No início era Pindorama

Craô, Mauê, Carajá.

Lisboa, Porto e Alfama

Chegaram então de Além-mar.



Primeiro foi luta armada,

Soldado e índio em coluna:

Facão, fuzil e espingarda.

Contra arco, flechas e borduna.



Depois foi ouro trocado

Por pente, lâmina e espelho,

E a aguardente foi dada

Por pau de tinta vermelho.

Depois foi tudo uma festa,

Com as cunhantãs, curuminhas

Deitando pela floresta

Com Pedros, Diogos, Caminhas.



Numa argamata no brejo,

Bambus, maracas, sanfonas.

E a boca do rio Tejo

Beijou o rio Amazonas.



Caraíba fez fama

Dizendo que descobriu

A terra de Pindorama

Que agora se chama Brasil.

(Toquinho )–

Para os menores: Letras Palavra Cantada

(Terra à vista!).

Pindorama, Pindorama

É o Brasil antes de Cabral

Pindorama, Pindorama

É tão longe de Portugal

Fica além, muito além.

Do encontro do mar com o céu

Fica além, muito além.

Dos domínios de Dom Manuel



Vera Cruz, Vera Cruz.

Quem achou foi Portugal

Vera Cruz, Vera Cruz.

Atrás do Monte Pascoal

Bem ali Cabral viu

Dia 22 de abril

Não só viu, descobriu.

Toda a terra do Brasil



Pindorama, Pindorama

Mas os índios já estavam aqui

Pindorama, Pindorama

Já falavam tupi-tupi

Só depois, vêm vocês.

Que falavam tupi-português

Só depois com vocês

Nossa vida mudou de uma vez



Pero Vaz, Pero Vaz.

Disse em uma carta ao rei

Que num altar, sob a cruz.

Rezou missa o nosso frei

Mas depois seu Cabral

Foi saindo devagar

Do país tropical

Para as Índias encontrar



Para as índias, para as índias.

Mas as índias já estavam aqui

Avisamos: "olha as índias!”.

Mas Cabral não entende tupi

Mudou-se para o mar

Ver as índias em outro lugar

Deu chabu, deu azar.

Muitas naus não puderam voltar

Mas, enfim, desconfio.

Não foi nada ocasional

Que Cabral, num desvio.

Viu a terra e disse: "Uau!”.

Não foi nau, foi navio.

Foi um plano imperial

Pra aportar seu navio

Num país monumental



Ao Álvares Cabral

Ao El Rei Dom Manuel

Ao índio do Brasil

E ainda quem me ouviu

Vou dizer, descobri.

O Brasil tá inteirinho na voz

Quem quiser vai ouvir

Pindorama tá dentro de nós



Ao Álvares Cabral

Ao El Rei Dom Manuel

Ao índio do Brasil

E ainda quem me ouviu

Vou dizer, vem ouvir.

É um país muito sutil

Quem quiser descobrir

Só depois do ano 2000

*Poderão ser passados vídeos pertinentes ao tema.







Gincana Solidaria Para a Semana da Pátria





1. Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.



2. Cooperação: ter clareza de que as ideias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.



3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento dos alunos para auxiliar a comunidade todos em torno de uma busca comum: Crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.



4. Ação: Fazer uma pequena Campanha de arrecadação de alimentos ou brinquedos para ser entregue em alguma ONG, Igreja ou instituição dentro ou fora da comunidade. Esta campanha poderá continuar durante um período estipulado pela direção ou somente na semana da Pátria.



























Semana da Pátria

Pátria Solidaria!

2010



Prof.ª Silvania




Projeto Semana da Pátria- Setembro/2010


Pátria solidaria.



Como trabalhar cidadania e não falarmos em eleições? Principalmente quando estamos em um ano eleitoral. Aproveitando o ensejo fazer uma Carta Coletiva e enviar aos próximos candidatos. Para seleção faremos uma pesquisa destes candidatos e uma votação simbólica, será eleito um por turma e essa fica rá responsável para redigir a carta. Como tema sugerir O que deseja fazer, para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Essa ação será algo importante para nossas vidas. E o melhor de tudo, eles estarão aprendendo na PRÁTICA!

*Caso venha resposta expor para que todos possam ter acesso à mesma.



1º Dia

PARA OS PEQUENINOS... Cidadãos!

História da Independência do Brasil ( Fantoches)

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.

O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma abaixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:

-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!

O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:

- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.

Os brasileiros ficaram muito contentes e comemoram sua primeira vitória:

- Viva! Viva! Viva! Viva!

O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.

Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma ideia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente. A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.

-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.

O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.

-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.

Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.

-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!

Todos os soldados gritaram em um só coro:

-Independência! Independência! Independência

A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana

Apresentação e exposição dos trabalhos:

* Músicas

* coro falado

* dramatização com fantoches

* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes

* Poesias



JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!



BRASIL SOMOS NÓS



TODOS:

Deus fez este mundo todo

Tão grande tão lindo

Cheio de florestas verdes

Coberto com um céu de anil

E neste mundo,

Um pedacinho muito especial

Chamado BRASIL.

(Mostrar as letras escritas em papel laminado)



CANTO:

Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!

Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!

Ninguém segura a juventude do Brasil.



VOZ 1:

E acham vocês, meninos,

Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,

Neste mundo todo?



VOZ 2:

Não! O Brasil é muito mais!



TODOS:

São montanhas e serras

Cheias de riquezas sem fim

São rios, lagos, mares, florestas,

Flores, bichos, pássaros e festas, enfim.



CORO FALADO

CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:



* Terras por descobrir.

* Portugal e Espanha na conquista dos mares.

* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.

* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chama Pascoal.

* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.

* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.

* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.

* Houve então, a 2ª missa.

* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.

TODOS:

* Estava descoberto o BRASIL!

* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.

* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:

* “... da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:



• Mas não era ilha a terra descoberta!

• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.

• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...

• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... Até o ouro apareceu!

• E tudo ficou nas mãos de Portugal

TODOS:

• BRASIL COLÔNIA!

• Capitanias Hereditárias!

• Governo Geral!

• Obra da Catequese!



UMA VOZ

• Anchieta e Nóbrega!

• Invasões francesas!

• Invasões holandesas!

• Conjuração Mineira!



TODOS:



• Morte de Tiradentes

UMA VOZ:



• D. João VI no Brasil!

• Abertura dos portos

• Elevação do Brasil a reino

• Brasil deixou de ser uma simples colônia

• (fundo musical-Hino da Independência)



OUTRA VOZ:



• Brasil do sentimento nacionalista

• Revolução Pernambucana de 1817

• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.

• José Bonifácio!

• D.Pedro I!

• O Grito de Ipiranga:



TODOS:



INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)



2º Dia

Sugestões de atividades

Mural: "Vultos da História do Brasil" (Será solicitado antecipadamente)

♣Dividir as salas em cinco grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".

♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc. Que também farão parte deste mural.

-Confeccionar brinquedos com as cores nacionais,

Fazer um trabalho Coletivo maravilhoso com as estrofes do Hino Nacional.

[De Ouviram do Ipiranga as margens plácidas até Brilhou no céu da Pátria nesse instante] IDÉIA - Confeccionem em papel Kraft (pardo) o desenho de um riacho, árvores, enfim tudo que lembre a margem de um rio. Pintem em conjunto com tinta guache. Represente também a figura do príncipe e faça a comparação da atividade com a estrofe.

.

[De O penhor dessa igualdade até Desafia o nosso peito a própria morte] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças. Providencie várias revistas e peça que recortem figuras de adultos e crianças caminhando e cole-as no mapa do Brasil em tamanho grande.

.

[De Brasil, de um sonho intenso até a imagem do cruzeiro resplandece] IDÉIA - Leia a estrofe e faça um painel do céu a noite, pintado com tinta guache pelas crianças, destacando o cruzeiro do Sul. Solicite que as crianças peçam ajuda aos pais para observar o céu à noite, para encontrar a constelação do Cruzeiro do Sul.

.

[De Gigante pela própria natureza até dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil] IDÉIA - Peça as crianças para levarem para a sala de aula fotografias. Faça o mapa do Brasil em tamanho grande, recorte com os alunos pedacinhos de papel laminado dourado e façam um mosaico deixando espaço para colarem as fotografias, ressaltando que eles são o futuro e a riqueza do país.

.

[De Deitado eternamente em berço até iluminando o sol do novo mundo] IDÉIA - Faça com as crianças flores coloridas e solicite que as colem no mapa do Brasil em tamanho grande. Faça a comparação da atividade desenvolvida e explique que elas representam a expressão "Florão da América"!

.

[De Do que a Terra mais garrida até Nossa vida no teu seio mais amores] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e confeccione um painel com cenário de floresta ou bosque e cole dobraduras de animais da nossa fauna. Faça a comparação do trabalho realizado e os versos da estrofe.

.

[Em Ó Pátria amada idolatrada, Salve, salve] IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e faça a bandeira do Brasil em tamanho grande e solicite às crianças que picotem papel laminado nas cores verde, amarelo, azul e branca e colem os pedacinhos nos locais correspondentes...

Ao final das atividades, fazer a exposição dos trabalhos, destacando cada estrofe trabalhada.

- Fazer a leitura das imagens ao som do Hino Nacional.

3° Dia

As musicas, Pindorama e Pindorama do Brasil poderão ser apresentadas para as turmas separadamente.

Pindorama do Brasil



No início era Pindorama

Craô, Mauê, Carajá.

Lisboa, Porto e Alfama

Chegaram então de Além-mar.



Primeiro foi luta armada,

Soldado e índio em coluna:

Facão, fuzil e espingarda.

Contra arco, flechas e borduna.



Depois foi ouro trocado

Por pente, lâmina e espelho,

E a aguardente foi dada

Por pau de tinta vermelho.

Depois foi tudo uma festa,

Com as cunhantãs, curuminhas

Deitando pela floresta

Com Pedros, Diogos, Caminhas.



Numa argamata no brejo,

Bambus, maracas, sanfonas.

E a boca do rio Tejo

Beijou o rio Amazonas.



Caraíba fez fama

Dizendo que descobriu

A terra de Pindorama

Que agora se chama Brasil.

(Toquinho )–

Para os menores: Letras Palavra Cantada

(Terra à vista!).

Pindorama, Pindorama

É o Brasil antes de Cabral

Pindorama, Pindorama

É tão longe de Portugal

Fica além, muito além.

Do encontro do mar com o céu

Fica além, muito além.

Dos domínios de Dom Manuel



Vera Cruz, Vera Cruz.

Quem achou foi Portugal

Vera Cruz, Vera Cruz.

Atrás do Monte Pascoal

Bem ali Cabral viu

Dia 22 de abril

Não só viu, descobriu.

Toda a terra do Brasil



Pindorama, Pindorama

Mas os índios já estavam aqui

Pindorama, Pindorama

Já falavam tupi-tupi

Só depois, vêm vocês.

Que falavam tupi-português

Só depois com vocês

Nossa vida mudou de uma vez



Pero Vaz, Pero Vaz.

Disse em uma carta ao rei

Que num altar, sob a cruz.

Rezou missa o nosso frei

Mas depois seu Cabral

Foi saindo devagar

Do país tropical

Para as Índias encontrar



Para as índias, para as índias.

Mas as índias já estavam aqui

Avisamos: "olha as índias!”.

Mas Cabral não entende tupi

Mudou-se para o mar

Ver as índias em outro lugar

Deu chabu, deu azar.

Muitas naus não puderam voltar

Mas, enfim, desconfio.

Não foi nada ocasional

Que Cabral, num desvio.

Viu a terra e disse: "Uau!”.

Não foi nau, foi navio.

Foi um plano imperial

Pra aportar seu navio

Num país monumental



Ao Álvares Cabral

Ao El Rei Dom Manuel

Ao índio do Brasil

E ainda quem me ouviu

Vou dizer, descobri.

O Brasil tá inteirinho na voz

Quem quiser vai ouvir

Pindorama tá dentro de nós



Ao Álvares Cabral

Ao El Rei Dom Manuel

Ao índio do Brasil

E ainda quem me ouviu

Vou dizer, vem ouvir.

É um país muito sutil

Quem quiser descobrir

Só depois do ano 2000

*Poderão ser passados vídeos pertinentes ao tema.







Gincana Solidaria Para a Semana da Pátria





1. Cidadania se aprende com exercícios de participação. Uma gincana requer trabalho de equipe, envolvimento, que todos se integrem e participem ativamente.



2. Cooperação: ter clareza de que as ideias que vão direcionar o trabalho não serão de competição, mas de cooperação. As tarefas terão esse objetivo.



3. Aprender brincando: o que se deseja é favorecer o envolvimento dos alunos para auxiliar a comunidade todos em torno de uma busca comum: Crescer na consciência de que é cidadão quem participa e se envolve.



4. Ação: Fazer uma pequena Campanha de arrecadação de alimentos ou brinquedos para ser entregue em alguma ONG, Igreja ou instituição dentro ou fora da comunidade. Esta campanha poderá continuar durante um período estipulado pela direção ou somente na semana da Pátria.



























Semana da Pátria

Pátria Solidaria!

2010



Prof.ª Silvania




















Dizes que sou o futuro,


Não me desampares no presente.

Dizes que sou a esperança da paz,

Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem,

Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,

Não me abandone ás trevas.

Não espero somente o teu pão,

Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho,

Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos,

Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho,

Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.

Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra…

Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.

( Meimei )

Nenhum comentário:

Postar um comentário